Índios de todo o Planeta no Brasil em 2015

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

ABERTURA

Abertura do I Jogos Mundiais Indígenas

Jogos têm desfile de beleza indígena para valorizar diversidade das etnias - 20Acontece dia de 23 de outubro e a programação segue até dia 01 de novembro de 2015.

FESTIVAL

Entre os dias 20 e 22 de outubro acontece o Festival da Cultura Indígena, com a chegada, ambientação e confraternização entre os povos indígenas.

#‎palmas #‎terena #karajá #xambioá #javaé #xerente

#krahô #kanela #apinajé #pankararú #avá-canoeiro

site oficial do evento ► www.jmpi2015.gov.br/

veja também ► www.jogosmundiaisindigenas.com

Jogos têm desfile de beleza indígena para valorizar diversidade das etnias - 13

Concurso de beleza valoriza diversidade do povo indígena

Entre as representantes das etnias brasileiras, houve variedade de pinturas corporais, colares, cocares e adereços

Portal Terra - 25 OUT 2015 18h03 atualizado às 18h08

Um tapete vermelho foi colocado no meio da arena e os atletas que, mais cedo, no período da tarde, participaram das demonstrações das modalidades tradicionais, se sentaram para prestigiar e torcer pelas representantes de suas aldeias.

“Esse momento dos jogos foi pensado para mostrar a beleza da mulher indígena. Essa prática é muito comum nas aldeias. Não é uma disputa. Queremos mostrar que a beleza não é definida se a mulher é magra ou não, a finalidade é mostrar a beleza peculiar de cada etnia”, explicou o articulador dos Jogos Mundiais Indígenas, Carlos Terena.


 

Jogos têm desfile de beleza indígena para valorizar diversidade das etnias - 1Mulheres de diversas etnias participam de desfile de beleza indígena durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

 

1ª GALERIA de VÍDEOS


Clip lançado com música tema dos jogos mundiais indígenas. Autoria do tocantinense Genésio Tocantins e participação da baiana Margareth Menezes.





Conheça o Kaly

Kaly vem do nome Kallyhute, que tem origem no tronco linguístico Aruak, nativo do povo Terena.

Seu significado é “humano de pequena estatura” e representa uma criança guerreira, podendo ser denominado “pequeno guerreiro”, que traduz a pureza e a dádiva que a vida das crianças representam em uma aldeia.

Seu aspecto é multiétnico, representando várias culturas indígenas. Nosso amigo Kaly é o mascote dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e será o principal responsável pela integração dos povos com os visitantes, trazendo as referências culturais de cada povo, promovendo conhecimento e integração.

Palmas, capital do estado de Tocantins está preparada para receber povos do mundo todo na grande celebração dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Anote na agenda e se programe para conhecer a capital mais nova do Brasil:

Conheça Palmas

A cidade e município criados em 1989 para ser a capital do estado de Tocantins foi planejada para sediar os órgãos administrativos, substituindo a capital provisória localizada em Miracema do Tocantins.

A criação do novo estado do Tocantins deveu-se ao crescimento do norte do estado de Goiás.

Fatores políticos como a mudança da capital brasileira para Brasília, o desenvolvimento de novas ligações rodoviárias no sentido norte-sul (Belém-Brasília) e Leste-Oeste, com a Transamazônica, e geopolíticos, como a grande extensão Norte-Sul do estado, que dificultava a integração, levaram à divisão e à criação de uma nova capital, cujo território foi formado com o desmembramento de parte dos municípios de Porto Nacional e Taquaraçu do Porto.

Planejada por numerosa equipe de arquitetos, Palmas tem largas avenidas e bairros residenciais diferenciados, entre os quais se mantiveram áreas verdes que equivalem a um terço da superfície total do primeiro Plano Diretor. A cidade foi construída com a previsão de que chegará a albergar 2,5 milhões de habitantes.


2ª GALERIA de VÍDEOS


Cerca de 50 mulheres se apresentaram cada uma com pinturas e adereços típicos de suas etnias.

Jogos têm desfile de beleza indígena para valorizar diversidade das etnias - 16Algumas garotas pareciam mais tímidas do que outras, porém, os gritos que vinham da arquibancada serviam de incentivo. A maior parte da torcida era para as modelos das etnias brasileiras, porém, representantes de delegações estrangeiras foram bastante aplaudidas pelas 7 mil pessoas que lotaram as arquibancadas.

Foi assim com a represente do México, que usava um vestido colorido, com flores bordadas e cabelos trançados; e as indígenas Maori que desfilaram fazendo caretas para o público. Na tradição Maori, os olhos arregalados e as caretas são para mostrar a força interior da etnia da Nova Zelândia.

Jogos têm desfile de beleza indígena para valorizar diversidade das etnias - 3Entre as representantes das etnias brasileiras o que se viu foi uma diversidade grande de pinturas corporais, colares, cocares e adereços que traziam para o tapete vermelho do desfile as características de cada povo.

As oito "guerreiras" que representavam o povo Pataxó da Bahia abriram desfile usando saias, tops e colares que foram desenvolvidos pela designer Ludmila Pataxó. Sementes, penas, fibras, miçangas, palhas e sementes são materiais adotados pela maioria das etnias brasileiras.

Os corpos pintados também são outra característica marcante. Atenta a cada detalhe do desfile, a menina Jemina, 9 anos, da etnia Gavião, do Pará, foi prestigiar a prima que participava do evento, mas acabou se encantando com uma representante de outro povo.

“Eu achei que a mais bonita foi a moça do povo Carajá por causa das pinturas. Quando eu crescer eu também vou querer desfilar”, disse.

Brama Gavião foi umas das participantes do desfile. Ela conta que foi escolhida para representar sua etnia no desfile desse sábado em uma espécie de eliminatória com mais dez garotas de diversas aldeias.

“Eu amei representar o meu povo, foi muito especial. Eu vim aqui para representar a cultura do meu povo e acho que consegui”, comemorou.


GALERIA de FOTOS

fotos tiradas de 'slideshow' do Jornal do Brasil

Conheça diretamente no site do evento, todas as etnias, e países de origem dos povos indígenas

presentes aos Jogos Mundiais Indígenas 2015

clique na imagem abaixo para interagir com o mapa▼

mapa, países, jogos mundiais indígenas, brasil, tocantins, palmas


CERIMÔNIA de ABERTURA COMPLETA


 

veja também ▼

indígenas, selção tv humanaVIDA INDÍGENA – Seleção Humana – 379 vídeos

Documentários, entrevistas, reportagens, com a cultura, a belíssima música indígena e as imensas dificuldades em proteger seus povos e territórios, há mais de 500 anos, só aqui no Brasil.

A seleção traz uma visão geral deste contato com as comunidades indígenas, as omissões e erros do Poder Público em relação aos cuidados com nossas Reservas, e a sobrevivência heroica de diversas tribos milenares, que mantém viva até hoje a História das Civilizações Indígenas das Américas.